16 de jun. de 2007

Pausa nas pretensões literárias V

Tem gente que, em momentos de lazer, assiste a algum esporte ridículo na TV. Eu prefiro participar de discussões ridículas em comunidades do orkut. A última delas foi sobre moda. Os meninos do IFCS (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ) reclamavam que as meninas do IFCS se vestem mal. Perguntei o que é se vestir bem. Alguém disse que a mulher, entre outras coisas, tem de estar cheirosinha. Perguntei se estar cheirosinha é usar perfume. E daí comecei uma odisséia contra o perfume. Sim, eu odeio perfume. Vou colocar aqui um resumo das minhas opiniões sobre o assunto.

Eu odeio perfume. Acho brega, cafona, desnecessário. Coisa de francês, que não costuma tomar banho (reparem na vírgula, reparem na vírgula). Acho enjoativo ficar com o mesmo cheiro por horas a fio. Às vezes me dá alergia, além de misturar com o cheiro do shampoo, do sabonete e do desodorante. Aliás, desodorante, prefiro os sem cheiro. Se existisse sabonete sem cheiro, também iria preferir. Só para o shampoo é que abro uma exceção.

Quando eu era adolescente, tinha um perfume que os meninos costumavam usar na "night" que me deixava muito irritada, acho que era o Dimitri. Primeiro porque eu já não gostava de perfume. Segundo porque quase todos usavam o mesmo. Quer coisa mais cafona que isso? Mas o pior de tudo são aqueles caras que deixam um frasco no carro. O sujeito fica o dia inteiro na rua, tasca aquele troço fedido nos pulsos e no pescoço para a "night" e acha que ficou com cheiro de botão de rosa. É cafona demais.

Também tem aquele que tomou banho e passou o perfuminho em casa, mas antes de saltar do carro, tasca mais um pouco do frasco que deixou no porta-luva. Se bobear, no meio da noite, tasca mais um pouco. Arght. E quando mistura com suor, então? Deusmelivreeguarde.

Na discussão, me perguntaram a origem desse ódio. Ora bolas, se eu dissesse que não gosto de beterraba, alguém me faria essa pergunta? Que gente mais chata, que não aceita opinião contrária. Não disse que quem usa perfume tem de morrer. Nem disse que quem usa perfume é cafona. Eu disse que acho cafona o uso do perfume. Mas tenho a impressão de que quase ninguém entendeu a sutil diferença.

Outro disse que me daria uma caixa de perfume para tentar acabar com meu "trauma". Aiai, trauma. As pessoas têm mesmo dificuldade em aceitar opiniões contrárias. Depois eu é que sou radical. Bem, eu aceitaria a caixa com prazer. Poderia dar para minha mãe ou amigos ou, então, aderindo totalmente ao mundo capitalista, poderia revender. Mas aí eu vou querer importado, que é mais caro.

Atualmente, meu ódio está até menor, porque meu olfato, por conta da rinite alérgica e do cigarro, tem piorado. Por isso, quando sinto cheiro de perfume em alguém, fico imagino como a pessoa não deve estar fedida!!!

Uma vez, um ex-namorado me deu um perfume, nem me lembro o nome - do perfume, do namorado ainda lembro, infelizmente. Era início de namoro, fiquei sem graça de dizer que não gostava do troço. Aliás, acho que nunca cheguei a dizer. De vez em quando usava, para fazer um agrado. Mas a parada estragou antes de acabar. O namoro também.

bonnie

3 comentários:

Anônimo disse...

Não sei exatamente como cheguei até aq, mas gostei do que li. Perfume me incomoda um pouco tb. Gosto de poucos, mas quase nunca uso. Agora, pior do que tudo, é quando vc encontra um pessoa e só em trocar dois beijinhos com ela o perfume dela fica empesteado em vc ! Isso tb é cafona demais !

Anônimo disse...

Oi, Raquel, seja bem-vinda. Sim, esse caso que você citou é terrível também.

Volte sempre. :)

Beijos.

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e