18 de jun. de 2007

Salvação

Eu o tive a meus pés. O homem que rezava pela minha alma com o medo de criança, de quando se escondia de Deus atrás da cortina da sala; com a sacralidade de quando velava um bichinho que ele mesmo matara; com a tristeza do dia em que a mãe, vinda da Idade Média de um Portugal salazarista, lhe comprou um sorvete com o troquinho da feira e o guardou no armário, sem saber que tal matéria derretia. Pensava poder me salvar. Acendia velas, uma por dia, depois duas, depois três, quatro, cinco, até chegar ao número de vinte. Vinte velas por dia pela salvação de minha alma.

Eu o tive a meus pés, não porque fizesse todas as minhas vontades, atendesse aos meus mais ignóbeis caprichos, caprichos de quem se sabe perdida para sempre. Eu o tive a meus pés porque tantas e tantas vezes me acompanhou na febre da madrugada, me aquecendo, escutando meus delírios que às vezes se voltavam contra ele próprio. Eu o tive a meus pés porque negou outras mulheres. Porque preferiu estar comigo até o fim a se aventurar com fêmeas mais bonitas, mais fáceis, mais saudáveis. Porque perdeu um tempo precioso de sua juventude me amando como um homem deve amar uma mulher e uma mulher deve amar um homem, com intensidade e sinceridade, com entrega e sacrifício. Eu o tive a meus pés porque, para me salvar, foi capaz de se curvar até o chão com dignidade, até o nariz tocar o chão, até seus lábios beijarem meus pés, com a humildade dos sábios e a coragem dos justos.

Um dia, porém, pedi para o homem que tive a meus pés partir, que minha luta involuntária era mais forte que a dele, não havia chance de salvação. Sempre estive em guerra contra o desconhecido, meu inimigo invisível era o que me movia, é o que me move. Ele foi, justamente por ser um homem capaz de estar com hombridade aos pés de alguém. Jamais ficaria se não fosse bem-vindo. Acreditava que ninguém pode ser salvo se não o desejar, se não confiar. Desejar, desejei, com todo o meu corpo, toda a minha energia, toda a minha febre e loucura. Mas nunca, em tempo algum, consegui obter a fé necessária.


mrs. mojo rising

Nenhum comentário: